Pólen apícola

22 abril 2014

O pólen, um pó fino e colorido existente nas flores, é o elemento reprodutivo masculino das plantas que é coletado pelas abelhas para a sua alimentação.

O pólen coletado pelas abelhas é o alimento mais completo da natureza. Ao armazenar o pólen, as abelhas o misturam com um pouco de mel e um ácido segregado por suas glândulas salivares, que tem a função de conservante.

O nosso organismo necessita de 22 aminoácidos essenciais para o seu perfeito funcionamento. A maioria dos alimentos contém 01 ou 02 destes aminoácidos. Só o pólen contém todos os 22.

Uma dieta suplementada com pólen, permite ao ser humano viver mais e melhor, estimulando o funcionamento de todos os seus órgãos internos.

Os antigos gregos usavam diariamente uma bebida denominada Ambrosia, produzida com mel e pólen (algo como 1 colher de sopa de mel e 1 colher de sopa de pólen dissolvidos em meio copo de água morna) e diziam ser ela a bebida da imortalidade, na realidade uma fonte de energia para o organismo. O pólen tem um valor nutritivo muito superior à carne ou à proteína da soja.

VALOR NUTRICIONAL DO PÓLEN

É riquíssimo em vitaminas, mas é especialmente rico em caroteno (pró-vitamina A). Algumas variedades de pólen, como o de acácia, contém 20 vezes mais caroteno que a cenoura que é considerada a principal fonte desta vitamina.

Contém grande quantidade de rutina ou Vitamina P que é um componente efetivo no controle das doenças cardiovasculares, pois fortalece os capilares e reverte o endurecimento das veias e artérias, por isso é muito importante para o sistema cardiovascular, especialmente após os 40 anos.
É uma fonte preciosa de oligo-minerais, importantes para o bom funcionamento do organismo. Os oligo-minerais são elementos químicos (titânio, níquel, cromo, cobalto, silício, etc.) que o organismo humano necessita em pequenas quantidades e que não existem na maioria dos produtos alimentícios. A medicina ortomolecular, hoje em dia, está demonstrando a importância dos oligo-elementos para o bom funcionamento de nosso organismo.

HORMÔNIO VEGETAL

Sabe-se que os hormônios vegetais não tem efeitos colaterais e tem a surpreendente faculdade de regular as glândulas endócrinas.

O pólen é rico em hormônios vegetais e enzimas que atuam sobre a próstata, prevenindo a prostatite (inflamação e crescimento da próstata que muitas vezes se transformam em câncer de próstata).

O pólen exerce uma ação reguladora das funções intestinais, especialmente para pessoas com intestino preguiçoso.

Por último, é extraordinário o efeito do pólen no tratamento de anemias, elevando rapidamente a taxa de hemoglobina no sangue.

COMO USAR

Em adultos uma colher de sopa ao dia, puro, com frutas ou no suco. Em crianças, metade da dose.

Compartilhe

  • Delicious
  • Digg
  • Newsvine
  • RSS
  • StumbleUpon
  • Technorati

Comentários

Não há comentários nesta postagem.

Comentar